Nesse post vamos examinar como o passado influência a nossa vida.

Pessoas são o passado, o presente (que traz consigo o passado), está construindo o futuro. De forma que, passado, presente e futuro estão interligados muito mais do que imaginamos.

A maioria das pessoas tiveram um passado marcado por rejeição, abandono, escassez e muitas outras dificuldades. Muitos acontecimentos bons e ruins contribuíram para a formação de quem você é hoje, seu perfil comportamental, estrutura emocional e a maneira como toma as suas decisões. 

Vou te mostrar um exemplo, desse modo você entenderá melhor!

Conheci um homem que vivenciou escassez na infância. Na fase adulta se tornou um profissional liberal e por conta disso todo dia pegava dinheiro na mão. Antes de ir pra casa, ele passava no mercado. Andava de um lado para outro e sempre comprava coisas que as crianças gostam de comer.

Em sua casa havia muita fartura de comida, os três filhos desfrutavam do bom e do melhor e claro, em exagero, esse processo se repetiu praticamente todos os dias e por vários anos. Resultado, os filhos tiveram sobrepeso e por consequência depressão. Por gastar muito dinheiro com uma alimentação ruim, logo começou a gastar com médico e medicamentos e por fim não conseguiu capitalizar dinheiro o suficiente para construir a casa própria.

A família passou a sofrer as consequências das dificuldades que o pai ainda não havia superado do seu passado.

Você sabia que muitas pessoas escolheram suas profissões orientadas pelas vivências do passado?

Conheci um homem, cuja mãe morreu pelas complicações do sobrepeso, devido essa perda ele determinou se formar em nutrição; uma mulher que buscou na formação em psicologia maneiras de ajudar famílias porque a sua não obteve apoio com orientação profissional; um advogado que buscava trazer orgulho aos pais, pois ambos diziam: “meu filho vai ser doutor um dia”!
Um homem que cresceu num lar onde a comunicação era péssima, contudo, buscou no jornalismo uma maneira de suprir essa necessidade.

Coincidência? A experiência tem me ensinado que não. São as questões do passado influenciando decisões e posicionamentos no presente e construindo o futuro. Porém, alguns desses profissionais citados, mudaram de carreira após os trinta anos, porque sentiam que não estavam conectados com o que realmente gostariam de fazer.

No entanto, não é à toa que inúmeros profissionais não se sentem realizados em seus trabalhos.

De acordo com a Bristol University atualmente cerca de 72% das pessoas estão insatisfeitas com o seu trabalho, sem contar as milhares que se sentem desconectadas da sua missão e propósito de vida.

Se você foge do passado ou o ignora, recomendo que pare de gastar energia com isso, porque você vai perder. Contudo, procure ajuda profissional!

Você pode transformar as dores do passado em um poderoso propósito de vida!

Não importa como foi o seu passado, você tem o poder de escolher o que fará com a dor, no entanto, é importante separar momentos para dar atenção à sua vida.

Te convido a se conectar de maneira harmoniosa consigo, honrando e respeitando a sua real história de vida, se conectando e acessando as suas forças pessoais e aperfeiçoando com amor e foco os seus pontos de melhoria, desse modo, é possível trabalhar a sua evolução.

Em meus processos de desenvolvimento humano, trabalhamos três estágios fundamentais para ressignificar questões da vida.

Vamos conhecê-los agora!

1° estágio: Tomada de consciência, clareza e o forte desejo de mudanças;

2° estágio: início do processo prático para consolidar novas crenças, percepções e significados da sua história de vida, porém, com algumas recaídas, medos e oscilações. Isso faz parte do processo, não é tão simples deixar de ser quem foi a vida toda, e ainda se auto responsabilizar pelas escolhas mal sucedidas.
Nessa altura do processo o coachee entende que não é nada inteligente culpar ou terceirizar responsabilidades por suas más escolhas. Desse modo a consciência se amplia.

3° estágio: Ampliação da consciência e senso de auto responsabilidade começam a surgir, um processo de libertação vai acontecendo. Contudo, consolidar novas crenças e comportamentos é fundamental para sustentar novas ações e decisões.

Autoconhecimento é poder! No entanto, É o quanto estamos abertos para mudanças e o quanto estamos comprometidos com a nossa vida que nos permitirá alcançar resultados extraordinários, não é sorte nem acaso, é conhecimento e prática.

E você? Que história tem contado da sua história? Como será o seu futuro se continuar contando essa história? O que te impede de mudar hoje?

Para desenvolver a sua inteligência emocional você pode participar de um processo de desenvolvimento humano individual ou, através do nosso treinamento online de Inteligência emocional, o Up Mind, em que você acessa aulas EAD mais a mentoria online, em grupo e ao vivo uma vez por semana. Conheça AQUI.

Nos vemos em breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *