Interações interpessoais no ambiente de trabalho, aprenda como fortalecê-las:

Este é o segundo post em que abordo sobre a inteligência emocional no ambiente de trabalho. Hoje, a minha proposta é tratar sobre as interações interpessoais desse contexto.
É comum ouvir de muitos profissionais  que o problema no trabalho… são as pessoas ou o chefe, entretanto, cada profissão tem os seus desafios  característicos que podem alcançar altos níveis estresse ao serem somados com os mais diversos perfis comportamentais e as personalidades que compõem o setor. Logo, é fundamental que haja uma primazia pela inteligência emocional, especialmente,  por meio das iniciativas dos gestores do setor. 

Dar e receber feedbacks,  lidar com pessoas mais conservadoras e sistemáticas e  com outras mais criativas e ousadas; trabalhar em equipe (com prazos apertados ou recursos escassos), fazer e receber críticas, expor ideias e presenciar a desaprovação de cada uma delas e apesar disso tudo, manter a comunicação assertiva e o engajamento com a equipe. Essas demandas são, somente,  algumas das situações que contribuem para os resultados positivos ou negativos de uma instituição.

Durante muito tempo, os aspectos emocionais foram um ponto cego  para as empresas e hoje se percebe, que eles são os responsáveis pelos melhores resultados. A visão e estratégia da empresa podem ser incríveis, a estrutura pode contar com o melhor espaço físico e softwares, mas, se a relação entre as pessoas for abusiva, pesarosa, semelhante a uma luta diária para a sobrevivência…os resultados (independente de quais sejam) estarão muito abaixo do que poderiam estar.
As empresas que não valorizam essas questões arcam com altos deficits financeiros pois, o estresse, a desmotivação, a apatia e a subutilização do potencial das pessoas ocasionam  turnover (rotatividade de  colaboradores).

3 PRÁTICAS PARA ELEVAR A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DO SEU TIME:

1- Empatia –  Ao dar um feedback, pense antes: “Como eu gostaria de receber esse feedback?”
Essa pergunta é um exercício gerador de empatia, que poderá evitar a desmotivação de quem recebe a devolutiva. Lembre-se o real motivo do feedback é gerar crescimento e motivação para potencializar os resultados. Ao dar um feedback olhe nos olhos da pessoa para comunicar o seu interesse no crescimento dela. 

2- Críticas – Muito cuidado ao fazer uma crítica (aqui ,também, vale o exercício anterior), pois, sem empatia a crítica se tornará venenosa, geradora de sentimentos  de não pertencimento, de impotência, fragilizará o engajamento e o aprendizado fazendo que haja desperdício do potencial das pessoas.

Você tem dificuldade em receber críticas?  Preparamos um vídeo para você aprender como lidar com as críticas. Acesse AQUI.

3- Pertencimento – Uma das necessidades básicas do ser humano é o senso de pertencimento e quando as pessoas se sentem pertencentes, elas se tornam livres para o engajamento, se superam, se motivam e alcançam melhores resultados. Para gerar pertencimento é necessário cultivar o hábito de elogiar os acertos e bons comportamentos das pessoas! O elogio, faz florescer o melhor que há no ser humano. 

“Não confunda elogio com bajulação. Bajular é dizer além do necessário ou ,até mesmo, contar mentiras sobre o outro”.

Outra dica preciosa para nutrir o pertencimento é ouvir as pessoas na essência. Dê a elas o direito de falar, demonstre interesse na pessoa, olhe em seus olhos enquanto, conta a  história.

Existem três capitais essenciais no mercado: o capital da informação, o capital financeiro e o capital emocional. A informação é de fácil acesso e vasta, como nunca na história; o mercado financeiro é cíclico e se reinventa e o capital emocional ,quando em déficit, não explora nenhum outro capital. Ter as emoções no lugar certo é ter a direção da sua vida em suas mãos. 

Você pode realizar o seu teste de Inteligência emocional AQUI. É rápido, prático e você vai entender como andam as suas competências emocionais pessoais e sociais. 

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Até breve! Um grande abraço.  

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