Você esta adequada(o) a mudanças inesperadas?

Desde que a pandemia causada pelo novo coronavírus iniciou uma crise global, o pavor começou a rondar as pessoas. A confirmação dos primeiros casos de infecção da COVID- 19 acendeu um alerta no povo brasileiro com o surgimento das medidas de isolamento social que entraram em vigor, seguidas pelo afastamento do trabalho que resultaram  também no despontamento do medo de maneira feroz, passando a dominar o coração das pessoas e se alastrando por famílias inteiras, afinal, as mudanças ocorreram de maneira abrupta e sem programação alguma.

Não deixe o medo te dominar!

Nesses dias de incertezas o medo ronda e se você permitir, ele te ataca, te domina  e te devora ,sem piedade,como uma besta selvagem. Porém, há possibilidade de você adestrá-lo e mantê-lo em uma jaula, até porque o que realmente prende as pessoas não é o visível, mas sim, o invisível com tudo aquilo que está transitando dentro do campo da mente. Como ser livre, se tenho contas a pagar e não posso ao menos sair de casa para ganhar o meu sustento de forma digna? Essa é uma pergunta legítima que a maioria das pessoas fazem para si, pois, é um momento preocupante.  Por isso, eu me refiro a essas questões tão reais que tentam aprisionar a mente devido a insegurança instaurada e aponto um caminho de possibilidade para a liberdade.


A liberdade que me refiro é aquela que acontece em sua mente, que pode estar aprisionada pelo medo. Nesse sentido, como é possível vencê-lo nesses dias de tantas incertezas?

Quero te convidar para trabalhar em três aspectos para a autogestão emocional a fim de deixar o medo na “aula” e para que em meio de tantas limitações você seja LIVRE. Vamos lá?

1- Fortaleça as suas convicções – O medo persiste na ausência de convicções. Quem é você? Tudo o que você já venceu ao longo da sua vida não te dão informações o suficiente para entender o quão forte você é, resiliente, criativo o suficiente para vencer tudo isso? Eu sei que o cenário é bem diferente de tudo o que já vivemos, mas os recursos para a reconstrução já estão dentro de você. 
Quem é você? Do que você é capaz? Quantas situações adversas você já superou? Quantos milagres você já vivenciou? Quantas vezes já recomeçou na vida? O que você fez?
Exercício: Responda  todas essas perguntas num papel e cole num local bem visível, pra não se esquecer do que é mais importante: SUAS CONVICÇÕES.

2-  Mantenha os seus sonhos e sua esperança vivos – Isso pode parecer clichê, mas não é! A psicologia moderna se beneficiou da brilhante obra “ Em Busca de sentido” do psicólogo  de Viktor Frankl que viveu no campo de concentração nazista e foi fundador da logoterapia, um sistema teórico que se propõe estudar o sentido da vida. Frankl  foi prisioneiro durante um longo tempo e vivenciou os horrores da guerra onde os seres humanos eram maltratados ao extremo, e ali ele se viu reduzido aos limites entre o ser e o não-ser.
O psicólogo defende a ideia que, nutrir sonhos e ter forte expectativa para o futuro é essencial para que o ser humano tenha uma linha que o puxe para além de sua realidade atual (por mais extrema que seja), para um terreno de possibilidades e nesse terreno, os passos se firmam e a caminhada seja estabelecida. Deixo aqui uma sugestão de filme:“UM SONHO DE LIBERDADE”. Ele foi estreado em 1995, com direção de Frank Darabont e formado pelo talentoso elenco de Tim Robbins, Morgan Freeman e Bob Gunton. O enredo do filme conecta com os desafios atuais que enfrentamos e nele, a ESPERANÇA coloca o protagonista em ação para mudar sua realidade atual e construir a realidade por ele sonhada.

ExercícioDesenhe os seus sonhos em uma folha de papel, pinte com lápis de cor e mentalize estar vivendo essa realidade desejada todos os  dias. Esse simples exercício é poderoso para potencializar a sua esperança e motivação, o melhor de tudo, é que só depende de você.   

3- Suporte espiritual – A fé remove montanhas! Esse é o dito popular extraído da própria bíblia. Independente da sua religião, a fé em Deus é uma necessidade do ser humano. Mas, de onde vem a fé?
A capacidade de acreditar na existência e na sabedoria de um ser superior por incrível que pareça vem do próprio Deus, e cabe a cada um de nós se permitirmos ser alcançado por essa força, e desse modo, ter fé. Essa força está em todo lugar, não é visível! Porém, é percebida quando paramos um pouco e nos abrimos para percebê-la. A fé pode ser exercida num momento de contemplação, introspecção, silêncio, solitude e percebida em meio ao sofrimento e sentimentos de impotência. Podemos chamar essa força de graça, também conhecida como o favor não merecido de Deus. Esse é um momento para permitir essa graça permear seus pensamentos, te consolar, fortalecer o seu senso de pertencimento, o senso de que você pertence a um ser superior que acolhe a todos que estão sensíveis para se achegar a Ele. 

A minha sugestão é: Realize a oração do pai nosso diariamente, a sós ou com sua família, perceba a força em cada palavra e cada frase dessa linda oração. Permitindo que a fé seja gerada em seu coração, e o resultado? Uma paz inexplicável aos poucos vai se instaurando em seu coração.
Realize cada uma das atividades, não lhe custará nada e trará resultados extraordinários! Para realizá-las depende de quem? E você vai começar quando? Desejo paz para você e sua família!

Um grande abraço e até breve,
Luiz Fabiano .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *