Senhoras e senhores vos apresento as 6 emoções básicas do ser humano! São elas: alegria, raiva, medo, tristeza, desprezo e surpresa as emoções que podem influenciar a sua vida  e destino de modo inconsciente ou automático! 

Certa vez um amigo que tinha mais de 60 anos me disse: “ Nunca fui de levar desaforo pra casa e por isso não obtive muita coisa na vida!”. Ele me confidenciou que nas empresas por onde passou sempre realizou um excelente trabalho, porém, foi mandado embora algumas vezes e colecionava muitos problemas com os seus encarregados.

Este é um simples exemplo de como as emoções podem orientar possíveis interações entre as pessoas e o fato, principal, é que esses comportamentos afetam diretamente a vida, a família e o futuro.

O que nos  faz sentir o que sentimos? Muitas são as respostas para essa pergunta tão complexa e inúmeras são as circunstâncias que ativam as mais variadas emoções internas existentes no ser humano

Segue, alguns exemplos:

Como diz o ditado popular: “ Você não vai impedir que um passarinho voe até a sua cabeça, mas, pode impedir que ele faça um ninho nela”.  

Desse modo, você pode ser guiado (exclusivamente) por suas emoções ou liderá-las, reconhecê-las, acolhê-las e dar uma direção favorável a cada uma delas.  Não aprendemos isso no decorrer da vida
– a via de regra – , mas precisaremos desenvolver essa competência a partir de algum momento e, tal dedicação beneficiará na capacidade de julgamento e tomada de decisões, de ação mais assertivas para alcançar metas, aumentará positivamente a sua performance e obtenção de mais conquistas, contribuindo positivamente em seus relacionamentos, em maior resiliência, em seu desenvolvimento de foco, aprofundando o seu autoconhecimento para maior compreensão de quem você é, qual é a sua identidade e no entendimento sobre qual é o seu propósito e missão de vida. 

Você pode conhecer seu propósito de vida, ter compreensão do que está fazendo nesta Terra, porém, se não aprender como entender e lidar com o seu mundo interno, jamais viverá plenamente o seu propósito. A autossabotagem, o vitimismo, a falta de saber dizer não, a procrastinação, a distorção de sua autoimagem e de autoestima podem impedir que você tome decisões sábias, ousadas, ou até mesmo bloquear a sua capacidade de agir te afastando de explorar o seu verdadeiro potencial (mesmo que você possua muitos recursos à sua disposição).  

Por essas razões é importante e necessário que você invista no desenvolvimento de suas competências emocionais. Você sabe como está a sua Inteligência Emocional? Faça AQUI  um teste GRATUITO, rápido e prático para você entender quais áreas precisam dar mais atenção.

Você pode,também conhecer, o “UP MIND” nosso programa online de Inteligência emocional que se consiste num curso EAD de 10 horas + 5 mentorias realizadas (em grupo)  numa sala virtual uma vez por semana. Será um prazer ter você em nosso time.


Informações  sobre a mentoria através do nosso whatsapp 419 8434-4459 ou pelo e-mail contato@despertehoje.com.br  

Nos vemos em breve! Um grande abraço,
Luiz Fabiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *