Você já percebeu que conseguimos compreender tantos fatos, assuntos e fenômenos? Explicamos nossa percepção sobre política, futebol e religião? Compreendemos os aspectos climáticos, novos aparatos tecnológicos e  inteligência artificial? Com tanta fartura de informação consumimos mais conteúdo em um mês do que provavelmente um universitário consumiria em um ano no início do século XX. Desse modo, você passa mais tempo olhando para fora do que para dentro de ti. Pode ser que você tenha a crença de que a famosa afirmação de Sócrates “Conhece-te a ti mesmo” não é tão relevante assim.    

Autoconhecimento é uma batalha e para ter êxito é necessário empreender esforços para que o medo em enfrenta-la seja superado. Medo do que? O de constatar algumas suspeitas sobre suas atitudes, manias, medos e anseios. Entender quem você tem sido, e acima de tudo, o que e quem realmente é você. Nem todas as pessoas estão dispostas para essa tarefa, ressalto também, que além da disposição é necessário estar pronto para conhecer as suas verdades, até porquê, não somos nós quem a encontramos, é a verdade quem nos encontra. Por tanto é necessário estar pronto, Você está preparado(a)?

Tudo na vida tem seu tempo, até mesmo para o autoconhecimento, se dedicar a ele já demonstra preparo e prontidão para um despertar.

No livro o cavaleiro preso na armadura (uma fábula para quem busca a trilha da verdade) de Robert Fisher, conta a história de um cavaleiro que ficou preso em uma armadura, tentou de todas as formas retirá-la, mas sem êxito, e foi através do autoconhecimento que ele se livrou da armadura. Há uma frase no livro que diz assim:

“O conhecimento é a luz através da qual você encontrará seu caminho”.

Sempre que alguém me pergunta qual a importância do autoconhecimento, respondo que ele é a chave que abrirá seus olhos para o que te prende, o que te liberta e como viver uma vida de liberdade.

No livro há outra afirmação:

“Todos estamos presos em algum tipo de armadura”

Por isso afirmo que, precisamos estar prontos para o auto conhecimento, estar pronto para sair da armadura, pronto para viver tal qual fomos criados para ser, simplesmente LIVRES. Você pode conhecer essa fábula magnífica e aprender muito com o cavaleiro através de um áudio book que fiz para facilitar a vida dos alunos do nosso curso de inteligência emocional, você pode acessá-lo clicando aqui.

Como obter autoconhecimento

Você irá aprender com o cavaleiro que ele adquiriu autoconhecimento em três etapas e ações. Vamos a elas:

1- Tempo em silêncio: Reduzir os ruídos internos e externos, para perceber seu mundo interno.

2- Obtenha conhecimento sobre si percorrendo seus pensamentos, comportamentos e resultados atuais.

3- Enfrente seus medos, aja com coragem e ousadia.

Conhecer-te a ti mesmo(a), exige coragem, disposição para aprender, o que te possibilitará mudar e crescer, afinal, obtendo clareza sobre si, não faz sentido algum ignorar suas descobertas, esse empreendimento só interessa a quem quer iniciar um novo ciclo em sua vida.

Você está pronto(a) para trilhar a longínqua jornada do autoconhecimento? Assim que estiver, estará preparado para que a verdade te encontre e adentre em um novo ciclo de vida.

Nos vemos em breve! Um grande abraço,
Luiz Fabiano.

Conheça o “UP MIND“, o nosso programa online de Inteligência emocional que consiste num curso EAD de 10 horas + 5 mentorias realizadas (uma vez por semana) em sala virtual com os alunos desta turma. Será um prazer ter você em nosso time.
Informações:contato@despertehoje.com.br |Whatsapp: 419 8434-4459

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *