Em algum momento da nossa existência surge em meio aos pensamentos sobre qual é o verdadeiro significado da vida.

Questionamentos como “Por que eu existo?” “Quem eu realmente sou?”  “Qual o verdadeiro significado da minha vida?” começam a brotar na mente.

Esses questionamentos são importantes pois denotam que estamos prontos para passar de ciclo, avançar em maturidade, se conectar com os princípios que regem a existência, a viver por algo que seja além das exigências do ego ou da vida cotidiana que nos empurra para a superficialidade, também abrem espaço para olharmos para dentro de nós e buscar nossos valores, nossas reais necessidades e anseios mais profundos, de igual forma olhamos para fora, para as pessoas que fazem parte da nossa existência, olhamos para nossa história de vida e sobre tudo para Deus.

Ao buscar dentro ou fora de si resposta para a pergunta Qual é o verdadeiro significado da vida, no fundo no fundo você sente que não está nos bens materiais, títulos ou graduações que possui, tão pouco se limita a famosa “correria da vida” ou em pagar boletos inerentes a ela.

Buscando responder essa pergunta tão profunda é inevitável buscar nas memórias sentido para os eventos, momentos e circunstâncias. Como quem busca montar um quebra cabeça sempre estamos em busca de respostas, sem dúvida os significados que damos as circunstâncias a que ficamos submetidos, ou aos momentos que vivemos irão definir nossa percepção sobre qual o verdadeiro sentido da nossa vida.

Sempre que buscamos responder essa pergunta, tudo o que temos é nossa percepção sobre passado, presente e futuro, como também nossa percepção sobre nós mesmos, nosso real valor, as pessoas a nossa volta e sobre Deus.

À medida que nossa consciência expande através do autoconhecimento, da ressignificação dos eventos passados, à medida que compreendemos as pessoas, conhecemos a Deus e temos uma visão positiva de futuro, a resposta para essa pergunta proporcionalmente se expande.

A inteligência emocional (I.E) abre o caminho para a compreensão a essa pergunta tão importante, depois é desenvolvendo a inteligência espiritual (I.S) em que esta, se conecta com propósito e a sabedoria. Desenvolvendo sua inteligência emocional você poderá:
  1. Expandir sua consciência através do autoconhecimento.
  2. Ressignificar memórias com significados negativos.
  3. Compreender habilidades desenvolvidas ao longo da vida, inerentes a sua identidade que te diferenciam no mundo.
  4. Expandir a visão positiva de futuro
  5.  Desenvolver habilidades para realizar a nova visão de futuro.
  6. Desenvolver empatia para resgatar ou aperfeiçoar relacionamentos.
  7. Aperfeiçoar elementos da sua identidade como ser uma pessoa mais perdoadora, amorosa, otimista, esperançosa, motivada, criativa e realizadora.
  8. Liderar emoções que podem ser tóxicas como o medo e a raiva.

É por isso que atualmente desenvolver as inteligências emocional e espiritual são tão importantes, são elas que abrem o caminho para o que há de melhor em nós, habilitando-nos a se conectar com outras pessoas sem criar expectativas de que elas façam por nós aquilo que não estamos fazendo, desenvolver resiliência para cair e se levantar, eliminar a necessidade de justificar erros, ter sabedoria para aprender com eles para chegar à resposta a essa pergunta inerente a vida. “Qual o verdadeiro significado da vida?”

Irei deixar aqui minha percepção sobre o que acredito em relação a esse importante e crucial questionamento em duas etapas.

De um modo geral:

 O verdadeiro significado da vida se consiste em ser plenamente a imagem e semelhança do nosso criador. Assim como ele é amor, fomos criados para o amor, a beleza, criatividade, coragem, capacidade de realização, perdão, justiça, alegria, paz. 

É necessário eliminar da nossa vida tudo o que nos impede de ser e viver esses atributos. Deus nos criou para ser e viver uma vida abundante, o verdadeiro significado da vida se consiste em abundância dos atributos dele em nós, de dentro pra fora, o oposto disso é escassez, em Deus só existe plenitude e não escassez.

De um modo específico: Acredito que a vida de cada pessoa tem um sentido, um propósito específico. Como fazemos parte de um grande sistema, uma enorme teia social, o verdadeiro significado da sua vida está em cumprir a sua missão nessa enorme teia a fim de que sua existência complete um enorme “quebra cabeça” que remonta a existência da humanidade, conectando passado, presente e futuro. Um exemplo disso; A medicina moderna só é moderna porque existe a medicina tradicional, pessoas no passado, se debruçaram em estudos e pesquisas para a criação de vacinas, tratamentos, processos cirúrgicos e etc. Eles poderiam ter exercido o papel de artistas, engenheiros, confeiteiros ou políticos, porém, encontraram dentro de si que o significado para a sua vida estava em salvar outras vidas através da medicina, esse papel lhes conferia prazer e sentido para a sua existência, o que lhes orientava estudar ou seja buscar no passado informações para desenvolver conhecimento e habilidades para desenvolver o ofício no presente e os resultados de todo esse processo conhecemos hoje, são utilizados atualmente. Mesmo não existindo mais, eles ainda vivem por meio do seu legado.

O verdadeiro significado da sua vida também se consiste em deixar um legado, cabe a você decidir qual será.   

O verdadeiro significado da sua vida envolve a conexão entre o seu passado, presente e futuro.

O verdadeiro significado da sua vida está conectado ao que você estuda e as habilidades que desenvolve ao longo da vida.

O verdadeiro significado da sua vida se conecta as dores que supera.

O verdadeiro significado da sua vida se consiste em evoluir para entregar o seu melhor ao mundo

O verdadeiro significado da sua vida está conectado a abundância.

O verdadeiro significado da sua vida envolve os papeis que exerce.

O verdadeiro significado da sua vida está em Deus o seu criador, e nele poderá entende-lo com maior clareza.

Foi por volta dos trinta e cinco anos que consegui compreender qual o significado da minha vida de forma específica, foi quando consegui conectar todos os pontos que incluíam as dores superadas, habilidades desenvolvidas, as crenças que possuía, oportunidades aproveitadas, pessoas as quais me conectei e as palavras que acredito ser Deus quem plantava em meus pensamentos. Toda essa conexão me permitiu entender o meu propósito de vida e depois foi ter coragem para me lançar em minhas convicções.

E você? Qual é o verdadeiro significado da sua vida? Se ainda não sabe, te proponho buscar incansavelmente a resposta para essa pergunta tão importante, afinal, só encontramos aquilo que buscamos. Te desejo boas reflexões e que encontres o que tens buscado.

Nos vemos em breve,
grande abraço.

Conheça o UP MIND nosso programa online de Inteligência emocional no formato de um curso EAD de 10 horas + 5 mentorias  realizadas  numa sala virtual, ao vivo, em grupo, uma vez por semana. Será um prazer ter você em nosso time.
Informações: contato@despertehoje.com.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *