Em setembro celebramos a chegada da primavera e é também o mês em que a campanha contra o suicídio ganha força por meio do #setembro amarelo, portanto, momento oportuno para falar de emoções positivas.  

Nesse artigo quero enfatizar a necessidade de cultivarmos as emoções positivas. 

Por trás de um suicídio existe uma história de desesperança, desespero, tristeza profunda, depressão e certamente muitos pensamentos e sentimentos tóxicos, o que significa a ausência de emoções positivas.  

A depressão é uma doença com raiz em diversos fatores, entre eles estão: O biológico, ambiente e estilo de vida, má qualidade de pensamentos e sentimentos, relações humanas prejudicadas, dentre outros fatores.

Contudo, como a maioria das doenças que temos ao longo da vida, a depressão, pode ser evitada, especialmente quando cultivamos o bem- estar.

No livro Florescer, escrito por Martin Seligman (considerado o pai da psicologia positiva), o autor pontua de forma prática sobre como ter mais emoções positivas, mais engajamento, mais sentido, mais realização e melhores relações humanas. À medida que cultivamos o bem-estar, nossa capacidade de resiliência ganha força, desse modo lidamos melhor com os desafios da vida, especialmente com os fatores que estão fora do nosso controle, evitando, portanto quadros de tristeza profunda e prolongada, estados de desesperança, desespero e até mesmo a depressão. 

Para a psicologia positiva a teoria do bem-estar tem cinco elementos, são eles: 

  1. Emoção positiva
  2. Engajamento
  3. Sentido
  4. Relacionamentos positivos
  5. Realização 

De modo prático, é o que trabalhamos em nossos processos de desenvolvimento pessoal e em nossos treinamentos por meio da Roda da Vida.

Você pode identificar como está o seu nível de bem- estar fazendo uma análise sincera e verdadeira por meio de cada pilar da roda da vida.

Por experiência profissional, os meus clientes, frequentemente, afirmam que os pilares críticos são:

  1. Saúde
  2. Equilíbrio emocional
  3. Família
  4. Desenvolvimento amoroso
  5. Vida social
  6. Criatividade, Hobbies e diversão
  7. Plenitude e felicidade 
  8. Espiritualidade

Algum desses pilares estão em déficit para você também? 

Eu quero te encorajar a manter a sua vida equalizada, utilizando a roda da vida como um mapa, um guia para entender como está a sua vida, quais ações tomar e decidir entrar em ação por si.

Luiz Fabiano – Especialista em desenvolvimento pessoal

Conheça o DESPERTE HOJE nosso curso online e GRATUITO de Inteligência emocional e comece agora mesmo um novo ciclo em sua vida.

Informações: contato@despertehoje.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *