Desenvolver a Inteligência Emocional é o caminho mais assertivo para lidar com os desafios da vida!

A vida profissional e o ambiente de trabalho são marcados por grandes desafios.

Desde a revolução industrial eles tem mais visibilidade e não param de crescer, posso listar alguns deles:

Gestão de pessoas, problemas de mobilidade urbana, longas jornadas de trabalho, metas exageradas, problemas de relacionamentos interpessoais, competitividade excessiva e a inserção da inteligência artificial.

Esses e outros desafios geram estresse, Síndrome do Esgotamento Profissional (Síndrome de Burnout), ansiedade e depressão.

Em 2018, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um relatório contendo uma estimativa que, até 2020 a depressão será a maior causa de afastamento do trabalho do mundo.

Neste contexto, o transtorno depressivo desenvolve-se por um estilo de vida de grande exaustão emocional e com baixos índices de recuperação.

O resultado é a dificuldade em manter o foco e de se relacionar com o time da empresa, o mau humor, reclamações constantes, apatia, falta de engajamento e a baixa criatividade para solucionar, a desesperança, medo, raiva, profissionais e clientes insatisfeitos com metas não alcançadas, dores musculares, o sono prejudicado, a perda de memória, o isolamento e conseqüentemente, o aumento de problemas familiares.

O psicólogo Daniel Goleman, “pai da inteligência emocional”, afirma que os executivos são contratados por suas habilidades técnicas, e 80% são demitidos por falta de habilidades emocionais.

O caminho mais correto de lidar com os desafios da vida, é desenvolver a Inteligência Emocional no âmbito profissional, por esse motivo, que esse assunto tem sido cada vez mais abordado e valorizado.

Inteligência Emocional integrou um relatório do Fórum Econômico Mundial (em 2016) sendo apontada numa lista das 10 competências mais desejáveis para os profissionais até 2020.

5 práticos eficazes para você desenvolver a sua Inteligência Emocional e aplicá-los no trabalho.

1- Autoconsciência– Anote de hora em hora o que você sente durante o expediente. A consciência dos seus sentimentos te permitirá entender quais são os seus pensamentos e também, como direcioná-los, facilitando o autocontrole.

2- Catarse– Compartilhe com alguém o que sente.

Praticar a catarse no contexto da inteligência emocional é você falar sem deixar a raiva dominar a conversa, sem vitimização, reclamações,em outras palavras, é te ajudar no desenvolvimento do autocontrole evitando rompantes de raiva no trabalho ou na família.

3- Tenha um hobbie– Fazer algo que gosta, certamente é um excelente meio para o processo de recuperação emocional.

4- Pratique a atenção plena– O mindfullness é uma meditação que te permite viver (sentir o aqui e o agora), essa técnica de meditação é amplamente utilizada na Inglaterra para tratar pacientes com depressão.

O neurocientista Jeffrey Schwartz afirma que, a prática dessa atividade permite reduzir de forma eficaz os efeitos do estresse, da ansiedade, então, conseqüentemente melhora a memória, sistema imunológico, aumenta a capacidade de aprendizagem e empatia.

Clique AQUI e aprenda como fazer o Mindfullness.

5- Empatia. Conhecida também como sintonia fina com outra pessoa, você pode desenvolver essa habilidade em duas práticas:

Clique AQUI e faça o seu teste de Inteligência emocional. É rápido, prático e você vai entender como andam as suas competências emocionais pessoais e sociais.

Em conclusão, Indico aos gestores e líderes, que invistam no capital emocional, esse será um dos maiores legados que eles deixam para o seu time.

Lembre: por trás dos processos e sistemas sempre há pessoas. Posteriormente, no próximo artigo, vou abordar um pouco mais sobre a inteligência emocional no trabalho.

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Um grande abraço e até breve,
Luiz Fabiano.

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